GDF acolhe 65 em situação de rua em nova operação

Publicado em: 28/06/2025 10:29

Ação integrada percorreu 22 pontos do DF com oferta de serviços sociais, auxílio financeiro e remoção de estruturas irregulares

Entre os dias 21 e 27 de junho, uma força-tarefa do Governo do Distrito Federal atendeu 65 pessoas em situação de rua em regiões como Plano Piloto, Taguatinga e Paranoá. A ação percorreu 22 pontos estratégicos oferecendo serviços de saúde, assistência social, orientação educacional e até cuidados voltados aos animais de estimação das pessoas acolhidas.

Coordenada pela Casa Civil, a operação contou com o apoio de diversos órgãos, como Sedes, SES, SLU, Novacap, Detran e a SSP. Além de encaminhamentos para abrigos e programas de qualificação profissional, como o RenovaDF, foram ofertados benefícios como auxílio-aluguel de R$ 600 e apoio para retorno ao estado de origem.

Durante a operação, equipes realizaram também a retirada de estruturas precárias e entulho: ao todo, 38 pontos de ocupação foram desmontados e 10 caminhões de resíduos foram recolhidos, garantindo mais segurança e salubridade aos espaços públicos.

O DF é a primeira unidade da federação a implantar um plano formal de acolhimento, em resposta à decisão do STF que suspendeu abordagens forçadas. O programa está em andamento desde maio e segue atuando semanalmente em diferentes regiões administrativas.

Compartilhar

Faça um comentário