Goiás amplia vacina contra meningite para bebês
Reforço aos 12 meses passará a ser feito com dose ACWY, oferecendo proteção contra mais tipos da doença
A partir de 1º de julho, bebês de 12 meses em Goiás passarão a receber a vacina meningocócica ACWY como reforço contra a meningite. A medida, adotada pelo Ministério da Saúde e implementada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), substitui a versão anterior da dose de reforço, que era feita com a vacina meningocócica C. A mudança amplia a proteção das crianças contra quatro tipos da bactéria causadora da doença: A, C, W e Y.
O esquema vacinal continua com duas doses da meningocócica C aos três e cinco meses. A diferença é que, agora, aos 12 meses, o reforço será feito com a vacina ACWY. A medida vale para crianças que ainda não tomaram o reforço. Aqueles que já concluíram o esquema vacinal com a vacina C não precisarão se vacinar novamente.
Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, a mudança representa um avanço na prevenção da doença, que pode evoluir rapidamente e causar sequelas graves ou até levar à morte. Dados da SES-GO mostram que, até março deste ano, a cobertura da vacina meningocócica C em crianças menores de um ano no estado era de 85,61%.
A recomendação é que pais ou responsáveis que estejam com o calendário vacinal atrasado procurem as unidades de saúde para atualização. A vacinação segue sendo a principal forma de proteger as crianças contra a meningite.