Alcolumbre reassume o Senado e amplia poder nos bastidores

Published On: 01/02/2025 15:50

Compartilhar

Senador do União Brasil garante 73 votos e fortalece alianças com esquerda e direita, definindo espaços nas principais comissões do Congresso.

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito neste sábado (1º) presidente do Senado e, consequentemente, do Congresso Nacional. Com um expressivo apoio de 73 votos, ele garantiu o comando da Casa pelos próximos dois anos, superando adversários como Eduardo Girão (Novo-CE), Soraya Thronicke (Podemos-MS), Marcos Pontes (PL-SP) e Marcos do Val (Podemos-ES).

A vitória de Alcolumbre foi resultado de intensas articulações que se consolidaram ainda em 2023. O parlamentar conseguiu apoio de diversas siglas, incluindo o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que passou a integrar sua chapa em troca de espaços estratégicos nas comissões do Senado.

A primeira ação do novo presidente será a instalação das comissões temáticas na terça-feira (4). A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais influente do Senado, deve ficar sob o comando do senador Otto Alencar (PSD-BA), aliado do presidente Lula.

Já para a oposição, Alcolumbre garantiu que o PL, que conta com 14 senadores, terá a presidência da Comissão de Infraestrutura, sob o comando de Marcos Rogério (PL-RO), e da Comissão de Segurança Pública, liderada por Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Com essa distribuição de forças, a expectativa é de que a nova composição do Senado tenha um papel ativo nas decisões do governo, especialmente nas pautas que envolvem fiscalização e convocações ministeriais.

Faça um comentário