Carretas de saúde ampliam atendimento especializado no DF

Publicado em: 06/10/2025 12:11

Primeira unidade, focada na saúde da mulher, inicia ações em outubro nas regiões de Ceilândia e Sol Nascente

A partir deste mês de outubro, o Distrito Federal passa a contar com um reforço inédito na rede pública de saúde: carretas itinerantes especializadas que vão levar atendimento e exames para diversas regiões administrativas. A iniciativa é resultado da parceria entre o programa “Agora tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), e a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), com o objetivo de reduzir filas e ampliar o acesso a consultas especializadas.

A primeira carreta entra em operação durante o Outubro Rosa, e terá como foco a saúde da mulher, oferecendo consultas com ginecologistas, exames preventivos e serviços voltados à detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero. O ponto inicial de atendimento será nas regiões de Sol Nascente e Ceilândia, onde a demanda por consultas é uma das maiores do DF.

De acordo com o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, o projeto chega como um importante reforço no atendimento especializado. “A parceria com o Ministério da Saúde é fundamental para oferecer uma melhor assistência aos pacientes e amenizar as filas. Essa união já trouxe avanços significativos, como o rastreamento do câncer de colo de útero e a integração da rede nacional de dados em saúde. Agora, com as carretas, ampliamos o alcance dos serviços especializados diretamente à população”, afirmou.

O atendimento nas carretas será voltado a pacientes que já estão na fila de regulação da SES-DF, chamados de acordo com os critérios de prioridade clínica e tempo de espera. A estrutura moderna e os profissionais são cedidos pelo Ministério da Saúde, que coordena o programa em diversos estados.

Para o secretário de Atenção Especializada à Saúde do MS, Mozart Sales, a articulação entre o governo federal e o Distrito Federal é um exemplo de política pública eficiente. “O programa ‘Agora tem Especialistas’ foi criado para reduzir o tempo de espera e levar atendimento de qualidade a quem mais precisa. Iniciaremos com a carreta da Saúde da Mulher, mas essa é apenas a primeira de várias ações que vão transformar a espera em cuidado e fortalecer a rede de saúde do DF”, destacou.

Além da carreta voltada à saúde feminina, o cronograma do projeto prevê a implantação de outras unidades móveis com foco em diferentes áreas, como oftalmologia e exames complementares, que serão distribuídas estrategicamente nas regiões administrativas conforme as necessidades locais.

Com a chegada das carretas, o Distrito Federal dá um passo importante rumo a uma rede de saúde mais acessível, humana e descentralizada — levando atendimento especializado a quem mais precisa, onde quer que esteja.

Compartilhar

Faça um comentário