Celina Leão conduz tratativas por 2 mil agentes
Vice-governadora do DF busca crédito de R$2,1 bi no Congresso para ampliar efetivo da segurança em novembro
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, intensificou a articulação política em Brasília para assegurar a nomeação de quase 2 mil novos agentes de segurança em novembro. O processo depende da aprovação do PLN 12, que abre crédito suplementar de R$ 2,1 bilhões para reforço de dotações previstas na atual Lei Orçamentária.
De acordo com Celina, o DF dispõe dos recursos necessários para as nomeações, mas a autorização federal é determinante para viabilizar a medida.
“Nós temos trabalhado incansavelmente para proteger a população, e as nomeações são fundamentais para que o Distrito Federal tenha uma segurança pública cada vez melhor. Agora, precisamos da aprovação do Congresso Nacional para que esses homens e mulheres reforcem a segurança da nossa cidade e possam cuidar da nossa população.”
O plano prevê a convocação de 1,2 mil policiais militares, 600 policiais civis e 150 agentes penais. Caso seja aprovado, o reforço elevará para mais de 10 mil o total de servidores nomeados durante a atual gestão, somando-se aos 8.131 já chamados.
A proposta tramita na Comissão Mista de Orçamento e deve ter parecer até o início de setembro. A celeridade é vista pelo GDF como essencial para garantir o reforço no efetivo antes do fim do ano.