Detran-DF autua motoristas por vagas especiais em Taguatinga
Operação fiscalizou mais de 100 vagas reservadas e aplicou multas a condutores irregulares
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, na manhã desta quarta-feira (13), uma operação para coibir o uso indevido de vagas especiais em Taguatinga. Ao todo, 104 espaços destinados a idosos, pessoas com deficiência (PcDs) e pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) foram fiscalizados.
Durante a ação, dez motoristas foram autuados por estacionar sem a credencial exigida. Outras 56 notificações foram aplicadas por irregularidades como obstrução da via e desrespeito a placas de “Proibido estacionar” ou “Proibido parar e estacionar”. Dois veículos acabaram removidos ao depósito.
O uso inadequado dessas vagas é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e possibilidade de remoção do veículo.
Segundo o Detran-DF, a fiscalização busca garantir o direito à mobilidade e à acessibilidade, além de reforçar a conscientização sobre a importância do respeito a esses espaços. Operações semelhantes devem ocorrer em outras regiões administrativas nos próximos meses.