Detran-DF Intensifica Operação no Carnaval e Flagra Motoristas Alcoolizados
Compartilhar
Fiscalização abrangente no DF abordou 945 condutores, autuando 92 por consumo de álcool e registrando tentativas de fuga e transposição de bloqueios durante o fim de semana.
Entre sexta-feira (21/2) e domingo (23/2), o Detran-DF intensificou a operação Carnaval Seguro em diversas regiões do Distrito Federal. Durante o período, 945 condutores foram abordados e 820 testes de etilômetro foram realizados em Águas Claras, Areal, Asa Norte, Eixo Monumental, Núcleo Bandeirante, Planaltina e Samambaia.
Na ação, 92 motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool. Outros 29 tiveram a CNH inabilitada, 24 apresentavam a carteira vencida há mais de 30 dias e 40 veículos foram multados por irregularidades no escapamento. Além disso, 105 condutores foram autuados por diversas infrações e 39 veículos foram recolhidos ao depósito.
O operativo também registrou casos de desrespeito aos bloqueios viários. Em Planaltina, uma condutora, que transitava sob efeito de álcool, transpos um bloqueio e teve seu veículo imobilizado com o auxílio das camas de faquir, sendo inabilitada. Em outra ocorrência, no Eixo Monumental, um condutor, após evadir-se da blitz, foi interceptado e conduzido à delegacia, pois apresentava nível de álcool enquadrado como crime.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, transpor bloqueios viários é uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do veículo. A operação reforça o compromisso das autoridades com a segurança no trânsito durante o Carnaval.