Escola do Rock transforma salas de aula em palcos de consciência social

Publicado em: 06/05/2025 11:21

Projeto usa a história do rock para ensinar sociologia e estimular o pensamento crítico entre estudantes do DF

Estudantes da rede pública do Distrito Federal estão tendo a oportunidade de aprender sociologia de forma inovadora, por meio do projeto “Escola do Rock: um olhar sociológico sobre a história do Rock’n’Roll”. A ação educativa busca apresentar o rock não apenas como gênero musical, mas como um fenômeno cultural capaz de provocar reflexões profundas sobre a sociedade.

Idealizado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) e adaptado ao contexto local, o projeto propõe analisar, por meio das letras e do contexto histórico das músicas, temas sociais, políticos e culturais que marcaram gerações. As aulas são conduzidas por professores especializados e contam com apresentações musicais que aproximam os conteúdos da realidade dos jovens.

Desde 2019, a proposta já impacta alunos ao unir educação e arte. Com a pandemia, o projeto migrou para plataformas digitais, ampliando o alcance e o engajamento por meio de redes sociais. A abordagem permite que os alunos desenvolvam senso crítico ao discutir temas atuais com base em clássicos do rock.

A iniciativa transforma a sala de aula em um palco de aprendizado dinâmico e significativo, mostrando que é possível educar com criatividade e consciência social.

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