Festival da Pessoa Idosa celebra saúde e bem-estar no Cruzeiro

Published On: 21/11/2024 22:06

Compartilhar

Promovido pela Administração Regional do Cruzeiro nesta quinta-feira (21), o Festival da Pessoa Idosa proporcionou uma tarde de atividades gratuitas voltadas ao bem-estar e à valorização da terceira idade. Entre as atrações oferecidas para a comunidade estavam a automassagem, massagem relaxante, aulas de tai chi chuan, Lian Gong e dança sênior; além de serviços de design de sobrancelhas e penteados. O evento faz parte da programação do Celebra Cruzeiro: 65 anos e ocorreu no Centro de Convivência do Idoso.

O espaço também disponibilizou aferição de pressão arterial para os participantes, que mais tarde puderam se divertir com bingo e uma banda de forró. “É muito bom para integrar todo mundo, se unir. É bom estarmos sempre juntos”, comentou a aposentada Nilsa Tavares de Albuquerque, de 82 anos, enquanto participava do bingo, na expectativa de ganhar os sorteios oferecidos no evento.

O espaço também disponibilizou aferição de pressão arterial para os participantes, que mais tarde puderam se divertir com bingo e uma banda de forró | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

O profissional de educação física Aldo de Souza Junior, da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) – vinculada à Secretaria de Economia (Seec-DF) – foi o responsável pela aula de dança sênior, uma modalidade onde é possível reproduzir a coreografia sem precisar se levantar.

“Às vezes, mesmo sem entender a música, por ver todo mundo participando ele quer se mexer. E a dança sênior é isso, incluir todo mundo por meio de movimento com palmas, levantar os braços e mexer o corpo, mesmo com limitações. Essa atenção aos idosos é essencial pela coordenação motora. Sem contar na parte social, porque o que mais importa pra eles é estar no meio de tudo isso. É colaborar com a qualidade de vida e saúde preventiva não só do servidor, mas de toda comunidade”, destacou o profissional.

De acordo com a última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), cerca de 40% da população do Cruzeiro é composta por pessoas idosas. O administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires, explicou que o evento foi idealizado com parceiros de institutos e faculdades e a estrutura própria da administração regional para integrar a comunidade – o que significou custo zero e mais acessibilidade.

A aposentada Maria José do Nascimento, de 82 anos, além de aferir a pressão, fez massagem e se preparava para dançar forró com as amigas

“O intuito maior desse festival foi proporcionar para aqueles que, em vez de estar em casa sem nenhuma atividade, pudessem encontrar amigos e realizar atividades de cuidado – seja dança, massagem ou outras. A nossa ideia é sempre oferecer mais qualidade de vida para a nossa população, principalmente da melhor idade, que é grande parte do nosso Cruzeiro”, afirmou.

Saúde e movimento

O aposentado Celso Oliveira, 70, participou da aula de tai chi chuan no evento, uma modalidade que também é ofertada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) na Unidade Básica de Saúde do Cruzeiro. “Ter alguma atividade de movimentação é muito importante. E essa modalidade trabalha todo corpo com energia, exercício físico e principalmente equilíbrio, para não ter quedas. E é gratuito, só chegar e fazer”, observou, animado.

Quem também se mostrou animada foi a aposentada Maria José do Nascimento, de 82 anos. Além de aferir a pressão, ela fez massagem e já se preparava para dançar forró com as amigas. “Eu amei o evento, foram vários serviços. A gente se reúne com as amigas, é gratificante mesmo. Todos os eventos desse tipo que tem eu participo. É bom para a saúde, para o corpo, acho super importante dar essa atenção para os idosos, aqui tem tudo que é coisa para a gente escolher o que fazer. Estou vivendo e estou feliz hoje. Eu quero ser feliz hoje, sabe? Amanhã a gente não sabe, ontem já passou, então é hoje”, declarou.

21/11/2024 - Festival da Pessoa Idosa celebra saúde e bem-estar no Cruzeiro

Fonte: Agência Brasília

Faça um comentário