GDF inicia ampliação do Metrô-DF no ramal Samambaia
Projeto prevê duas novas estações e vai beneficiar milhares de passageiros até 2028 com mais mobilidade e integração
O Governo do Distrito Federal deu início às obras de expansão da Linha 1 do Metrô-DF em Samambaia. O projeto, orçado em aproximadamente R$ 320 milhões e com previsão de conclusão até 2028, prevê a construção de duas novas estações no ramal, ampliando a malha metroviária em 3,6 km.
As estações 35 e 36 ficarão localizadas, respectivamente, nas proximidades da QR 111, perto da UPA de Samambaia, e da QR 117, ao lado do Centro Olímpico — que será o novo terminal da região. Além das estações, a obra contempla viadutos, passarelas para pedestres e ciclistas, além de melhorias no sistema de drenagem da região do Parque Gatumé.
A iniciativa promete melhorar a mobilidade urbana e atender até 15 mil novos usuários por dia. Atualmente, o sistema opera com cerca de 180 mil passageiros diários e, com a expansão, poderá alcançar a marca de 420 mil.
A ordem de serviço foi assinada em fevereiro deste ano pela vice-governadora Celina Leão. O consórcio responsável pela execução é o CG-JFJ. Parte do financiamento será feita pelo BNDES, reforçando o compromisso com a ampliação da infraestrutura de transporte público no DF.