Gripe | vacinação no DF avança, mas alerta em gestantes
Com apenas 4,1% de cobertura entre grávidas, Secretaria de Saúde reforça importância da imunização contra influenza
O Distrito Federal já aplicou mais de 594 mil doses da vacina contra a gripe em 2024. Apesar do número expressivo, a cobertura vacinal entre gestantes segue extremamente baixa: apenas 1.407 mulheres grávidas foram imunizadas, o que representa apenas 4,1% do público-alvo.
A baixa adesão entre esse grupo é motivo de alerta para a Secretaria de Saúde. A gerente da Rede de Frio, Tereza Luiza Pereira, reforça que a vacina é segura em qualquer fase da gestação e essencial para evitar complicações que podem afetar tanto a mãe quanto o bebê. Segundo ela, as variantes do vírus influenza tipo A, como H1N1 e H3N2, são as que mais oferecem riscos, podendo causar desde parto prematuro até óbito fetal.
Além das gestantes, outros grupos prioritários também estão abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Crianças atingiram 25,8% de cobertura e idosos, 41,6%. A vacina é gratuita e está disponível em 164 salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde do DF, mediante apresentação de documento com foto. Gestantes devem levar comprovação da gravidez ou do puerpério.
Com a chegada do período mais frio, a SES-DF reforça a importância da imunização como principal medida de proteção contra as formas graves da gripe.