Levantamento do Aedes aegypti mobiliza todas as regiões do Distrito Federal
Compartilhar
Ação da Secretaria de Saúde busca identificar áreas críticas e orientar a população para combater o mosquito transmissor de doenças
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal deu início ao levantamento de índices do Aedes aegypti em todas as regiões administrativas. A ação tem como objetivo mapear os locais com maior incidência do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, reforçando o combate às doenças endêmicas no período de chuvas.
A atividade, que envolve agentes de vigilância ambiental, consiste em visitas domiciliares para inspeção de possíveis criadouros do mosquito. Além de eliminar focos, os agentes orientam a população sobre a importância de manter quintais limpos, caixas d’água tampadas e evitar acúmulo de água parada.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o levantamento é essencial para identificar áreas críticas e direcionar os esforços de combate. “Essa etapa nos permite avaliar o nível de infestação e planejar medidas eficazes para proteger a população”, destacou o subsecretário de Vigilância à Saúde.
Os dados obtidos serão utilizados para atualizar o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti), ferramenta estratégica para traçar políticas públicas de saúde.
A população também pode contribuir, denunciando focos do mosquito por meio da Ouvidoria do GDF ou pelos canais da Vigilância Ambiental. O combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade coletiva, e o envolvimento da sociedade é essencial para reduzir os índices de infestação.