Mais de 8 mil CNHs devolvidas pelos Correios aguardam retirada no Detran-DF
Compartilhar
Condutores podem verificar a situação da habilitação pelo telefone 154, aplicativo ou Portal de Serviços; endereços desatualizados são a principal causa das devoluções.
(Brasília – 13/2/2025) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está com mais de 8 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) devolvidas pelos Correios em 2024, que aguardam retirada nas unidades do órgão. O problema ocorre, principalmente, por endereços desatualizados ou ausência do destinatário no momento da entrega.
Ao solicitar a renovação, emissão da CNH definitiva, segunda via ou alteração de categoria, o documento é enviado ao endereço cadastrado, com prazo de entrega de até 20 dias. Caso as tentativas de entrega falhem, a habilitação fica disponível por sete dias na agência dos Correios. Se não for retirada, retorna ao Detran-DF.
O órgão informa os condutores sobre a devolução por e-mail, mas muitos não buscam o documento. Quem suspeita que sua CNH foi devolvida pode consultar a situação por meio do telefone 154, do aplicativo Detran-DF Digital ou do Portal de Serviços. Após a verificação, é necessário agendar o serviço “habilitação” na unidade onde o documento está disponível e comparecer no horário marcado.
Apesar da popularização da CNH digital, a versão impressa segue indispensável em diversas situações, como viagens internacionais e momentos em que o celular está descarregado. Para evitar contratempos, o Detran-DF reforça a importância de manter os dados cadastrais sempre atualizados.