PCDF cria Ouvidoria da Mulher para combater violência
Publicado em: 14/08/2025 16:20
Novo canal garante acolhimento e escuta qualificada às vítimas de violência de gênero no DF
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) criou a Ouvidoria da Mulher, iniciativa inédita destinada a fortalecer o enfrentamento à violência de gênero e ampliar o acolhimento às vítimas. A medida, publicada no Diário Oficial de 14 de agosto, estabelece um canal específico para receber denúncias, reclamações, sugestões e elogios, além de orientar mulheres sobre direitos e serviços disponíveis.
Vinculada à Ouvidoria-Geral da PCDF, a nova unidade terá como prioridade a escuta qualificada e humanizada, sendo preferencialmente formada por policiais femininas treinadas em gênero, direitos das mulheres, acolhimento e escuta ativa. A função de ouvidora será ocupada por indicação do delegado-geral, com mandato de um ano, renovável.
Segundo o ouvidor-geral Raimundo Vanderly, o objetivo é “garantir um espaço seguro e sensível para que as mulheres possam ser ouvidas e tenham seus direitos respeitados”. A chefe da Assessoria Institucional, Anie Rampon, destaca que a iniciativa reforça o papel social da Polícia Civil, indo além da repressão e investigação para atuar também na prevenção e no fortalecimento da cidadania.
Com essa nova estrutura, o DF dá um passo importante na construção de uma rede mais eficaz de apoio e proteção às mulheres, alinhada ao combate à violência de gênero.