Tecnologia sustentável reforça pavimento no Plano Piloto e garante vias mais resistentes

Publicado em: 11/06/2025 16:27

Com aplicação de ecogrelhas e concreto, GDF aposta em inovação para reduzir manutenções e melhorar a mobilidade urbana

O Governo do Distrito Federal está investindo em tecnologia para garantir mais resistência ao asfalto das vias do Plano Piloto. Por meio da Novacap, a área conhecida como “Buraco do Tatuí” que conecta as avenidas L2 Sul e L2 Norte está sendo recapeada com o uso de ecogrelhas, uma inovação que promete mais durabilidade ao pavimento.

As ecogrelhas são compostas por malhas de fibra de vidro, aplicadas entre camadas de asfalto. Essa estrutura distribui melhor a tensão provocada pelo tráfego intenso, evitando rachaduras e prolongando a vida útil da pista. O investimento é de R$ 7 milhões e cobre cerca de 6 km de pavimentação.

O trabalho, realizado principalmente no período noturno, visa reduzir impactos no trânsito. Além disso, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) implantou pavimento de concreto rígido no interior do Buraco do Tatuí, aumentando ainda mais a resistência da estrutura.

Segundo o presidente da Novacap, Fernando Leite, a adoção dessa tecnologia é um avanço importante para a infraestrutura urbana do DF. Após essa etapa, as obras seguirão para a L1, que liga o Aeroporto ao Eixo Monumental.

Compartilhar

Faça um comentário