UBS do DF oferecem tratamento para casos leves e moderados de covid-19
Compartilhar
Estratégia descentraliza atendimentos, desafoga hospitais e amplia acesso aos cuidados de saúde na capital.
O Distrito Federal reforça o compromisso com a saúde pública ao ampliar o atendimento a casos leves e moderados de covid-19 em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida visa descentralizar o tratamento da doença, desafogando hospitais e facilitando o acesso da população aos cuidados médicos.
Segundo a Secretaria de Saúde do DF, as UBS estão devidamente equipadas para realizar diagnósticos e oferecer suporte necessário aos pacientes. O atendimento inclui avaliação clínica, exames e orientação sobre isolamento e cuidados preventivos, além da disponibilização de medicamentos, quando prescritos.
A estratégia também fortalece o papel das UBS como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando uma resposta rápida e eficiente para quem apresenta sintomas da covid-19. A iniciativa atende, especialmente, a população que enfrenta dificuldades de mobilidade ou vive em regiões afastadas dos grandes hospitais.
Com essa abordagem, o governo local busca garantir assistência integral, reduzindo complicações e prevenindo a sobrecarga da rede hospitalar. A recomendação é que pacientes com sintomas mais graves procurem diretamente as unidades de pronto atendimento ou hospitais.
A ampliação dos serviços reforça o papel da atenção primária como elemento crucial na gestão da pandemia, aproximando a saúde pública dos cidadãos.